__________________________________________________________________________________________
REFLEXÕES ------------- POESIAS ------------- NOTÍCIAS E RELATOS -----------ARTES E MUSICA -__________________________________________________________________________________________

sábado, 10 de abril de 2010

Monopólio Mental

Domínio, monopólio, controle. Um pequeno grupo de pessoas controla hoje as informações passadas à maioria dos brasileiros, seja pela TV ou pelo Rádio. Imagine que poder é controlar as informações que chegam ao ouvido de todo um país?

Pensamos de acordo com as informações que chegam a nós; se essa informação é monopolizada, facilmente pode-se controlar o que alguém pensa. E se esse alguém for uma população?

As pessoas perderam o hábito de ler, de abrir a mente a novas idéias. Estamos escassos de intelectuais e pensadores. O povo deseja apenas futebol, sexo, violência e novela. Estamos nos tornando uma população sem crítica e facilmente manipulável. A nossa opinião não é mais nossa, é da Globo, da Folha de SP, do Estado de Minas e de qualquer informativo com audiência monopolizante.

Vamos lutar pelo jornalismo de qualidade e pelo fim do monopólio de informação. Quem hoje não liga a TV e vai direto pro canal da Globo? Eu sempre faço isso; ligo a TV e vejo o que está passando lá, mas hoje refleti as conseqüências desse pequeno ato (não que eu esteja criticando a globo, pois axo ela boa).

Cadê a leitura, os debates, e a crítica na nossa cultura? Parece que estamos abdicando do direito de sermos nós mesmos. Vamos incentivar as pessoas a verem canais diferentes, a lerem um livro, a pensar. Vamos heterogenizar o pensamento.

A Argentina já começou:
"ARGENTINA TEM NOVA LEI DE RÁDIO E TV QUE LIMITA TOTAL DE EMISSORAS POR EMPRESA"

Alexandre (Xedar)

6 comentários:

  1. http://cantinholouco.blogspot.com/2009/11/video-do-intervozes.html

    ResponderExcluir
  2. concordo com tudo, e a idéia de botar na rede globo todo dia é algo com que devemos nos importar, porque estamos dando audiência para uma rede extremamente ignorante que nos faz querer ver big brother, saber da vida de famosos fúteis e novela o dia inteiro.

    ResponderExcluir
  3. Acho pertinente o que você falou. Mas a culpa não é da mídia. Culpar ela é o mesmo que trocar o final pelo começo. A mídia é a empresa do entreitenimento, ela está aí pra dar o que o povo quer, e se o povo quer é BBB, qual o problema dela passar? Acho errado culpar globo ou derivadas pela "alienação". Se a tal "mídia ruim" vai se tornar construtiva, isso parte do que seus espectadores querem, e isso vem com desenvolvimento social e educacional.
    O último adendo é, globo, folha de são paulo e blá bla´blá, tem sua parte cultura, só que ninguém da ibope, inclusive vocês que estão aí criticando a torto e a direito. Ninguém assiste porque não quer, e como empresa, ela não vai botar algo que não dê "dinheiro" no momento de ganhar dinheiro.

    Enfim, é isso. Acho que é pertinente o que você disse, mas você trocou os pés pelas mãos pra dirigir a culpa. Isso é muito raciocínio clichê, que inclusive foi estipulado pela "mídia alternativa".

    Reflitam.

    ResponderExcluir
  4. não acho que a culpa seja das empresas em si, acho que isso é uma consequencia de diversos fatores, como por exemplo as disparidades de incentivo governamental para a cultura entre regiões do pais. Estes problemas não são apenas questões internas do pais, no le monde deste mês tem uma matéria excelente que fala do monopólio da industria de cinema.

    juliano(preguiça de logar)

    ResponderExcluir
  5. não estou falando pra não assistirem, estou falando para assistirem com um olhar mais crítico, e tentar também ver programas de opiniões diferentes para abrangir a informação que chega a você, vendo os dois lados, entende?

    ResponderExcluir

ah, comenta aí!