__________________________________________________________________________________________
REFLEXÕES ------------- POESIAS ------------- NOTÍCIAS E RELATOS -----------ARTES E MUSICA -__________________________________________________________________________________________

domingo, 11 de abril de 2010

Ser livre ou não ser...

Ser Livre ou não ser.

Estava na minha aula de matemática, quando um colega perguntou para meu professor:”Professor,este exercício tem que fazer?”. Nunca imaginaria que a resposta de meu professor de matemática iria mudar totalmente minha filosofia de vida e meu modo de pensar,que faria eu refletir tanto sobre ao assunto, que chegaria ao ponto até de escrever sobre isso.
A resposta do professor foi simples e genial: “Não,ninguém é obrigado a absolutamente nada”.Esta frase ficou durante minha cabeça por muito tempo e consegui refletir bastante sobre ela:

“Ninguém é obrigado a absolutamente nada”.Certo ou errado?:
Bom...,pensei eu;sou obrigado a fazer meus deveres de casa,a tirar notas boas nas provas,a obedecer meus pais, obedecer as regras da sociedade e etc.Daí que me engano,na verdade nós não somos obrigados a essas coisas,simplesmente nos submetemos a elas pois não queremos arcar com as conseqüências.Por exemplo:
“Se um belo dia você estiver cansado de trabalhar e quiser ir na esquina e assaltar uma pessoa,ou você está cansado de um conhecido chato e quiser matá-lo,ou você deseja aquela amiga mas ela não te quer e você querer estuprá-la...Sim você pode mas prepare para correr da polícia,ir para o inferno (segundo religiosos),ou a qualquer reação da vitima contra você.”
Bom,o quê eu quero dizer com isto é que na verdade você é livre para essas coisas mas suas convicções não deixam.“Mas se minhas convicções não deixam,continuo obrigado certo?” Errado você não nasce com suas convicções você adere por elas a partir de sua cultura,sociedade,religião e etc.. Isto também é reconhecido na psicologia como superego ¹,que é algo que faz com que o seu ego limite de todas as ações desejadas

Então a que somos obrigados?:

Bom,depois de ter passado 1 ano pensando sobre o assunto ,consegui concluir que na verdade, apesar de sermos livres ,depois de ter citado tudo isso acima,existe uma farsa nessa “pseudo-liberdade”,pois ainda somos obrigados a ser nós mesmos,viver de acordo com suas condições,viver em ordem cronológica,o nosso cérebro responder aos nossos sentidos e etc.
Imagino como a vida seria mais feliz se pudéssemos ser o que a gente quiser e viver da forma que a gente quiser.

Concluindo:
Escrevi este texto para abrir a cabeça das pessoas que acham que não são livres e mostrar para as pessoas ,que acham que nós somos livres, que nós não somos livres.E mostrar a todos que a vida poderia ser muito melhor se fosse do jeito que a gente quiser.

1Superego:” Representa a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem a você, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos.”_Siguinificado retirados da wikipedia.

Vitor Mendes de Oliveira.

10 comentários:

  1. Já diria Jung, quanto mais desenvolvida é uma sociedade, maior o insconsciente coletivo e menor o individual.

    ResponderExcluir
  2. Cada um sabe o que faz, além do mais, não axo que só pensamos nas consequencias jurídicas.
    Eu não gostaria de matar alguem, mesmo que isso fosse legalizado, acho que cada um tem seu próprio bom senso.

    ResponderExcluir
  3. Só temos que nos nutrir, dormir e excretar. O resto é facultativo.

    ResponderExcluir
  4. nem nos nutrir, se quiser voce não come, só que vai morrer. e vc pode matar alguem mesmo não sendo legalizado, talvez a policia te pegue, talvez te matem, talvez voce sinta falta da pessoa, mas voce pode.

    ResponderExcluir
  5. vc pode por uma rolha no cu e não excretar

    ResponderExcluir
  6. apesar de tudo a sociedade nos é necessária. já tem psicopata demais no mundo, nem todo mundo tem ética. quase ninguém, na verdade.

    ResponderExcluir
  7. "talvez a policia te pegue, talvez te matem, talvez voce sinta falta da pessoa, mas voce pode." Era exatamente isso que queria dizer.

    A sociedade so é necessaria porque ninguem gostaria de viver no caos onde você nem poderia dormir tranquilo pois alguem pode te matar.

    ResponderExcluir
  8. a questão não é só nos matarem, a questão é matar alguém sem motivo, ou alguém quem amamos. será que uma sociedade realmente não seria precisa onde a injustiça e o sofrimento tomassem conta de nós à ponto de nem pensarmos em fazer algo para nós mesmos? o mundo ia ser de esquizofrênicos e psicopatas, não de pessoas livres fazendo o que querem para o seu bem e o bem geral. procure ler "a history of the mind" do Nicholas Humphrey.

    ResponderExcluir
  9. A sociedade foi criada para n'os nos protegermos de infortunios criados por n'os mesmos. Eh uma forma de nos controlarmos de um modo que nossos atos nao interfiram na vida da sociedade de modo negativo.

    Eu acho interessante ate para n'os mesmos obedecer as regras da sociedade, pois elas sao de nossos interesses. Imagine um mundo onde ninguem obedecesse as regras, pense na baderna que seria. Voltariamos ao feudalismo onde tudo era conquistado na base da forca.

    ResponderExcluir

ah, comenta aí!